Bolsa de Colostomia

Sobre Bolsa de Colostomia

ESCUTAMOS MUITO O TERMO BOLSA DE COLOSTOMIA, MAS PRECISAMOS ENTENDER PRIMEIRAMENTE A DIFERENÇA ENTRE : OSTOMIA, COLOSTOMIA E A ILEOSTOMIA

 

 

OSTOMIAS

São as cirurgias feitas de modo a construir um novo caminho que liga um órgão ao meio externo.  Quando são ostomias intestinais, classificam-se em colostomia e ileostomia , uma vez que desviam o fluxo das fezes até abertura realizada por meio cirúrgico no abdômen, chamada de estoma.  Dessa maneira, as fezes serão coletadas por uma bolsa removível.

São intervenções comuns após a cirurgia de retirada do cólon ou do intestino, devido ao câncer ou doenças inflamatórias intestinais.

Importante ressaltar que as ostomias intestinais em algumas situações podem ser revertidas, voltando o paciente a evacuar pelo ânus.

 

      oHUisi.jpeg

 

O QUE É A COLOSTOMIA ?

É o tipo de ostomia realizada no intestino grosso, utilizada quando o paciente apresenta problemas que o impede de evacuar pelo ânus.

 

Classificação

  •  •Colostomia ascendente – realizada no lado direito do intestino grosso (fezes pastosas );
  •  •Colostomia descendente – realizada no lado esquerdo do intestino grosso     ( fezes pastosas ou sólidas );
  •  •Colostomia transversal – realizada entre o cólon ascendente e descendente   ( fezes líquidas ou pastosas );
  •  •Colostomia úmida ; forma utilizada quando o paciente precisa desviar também a urina para o meio externo. Constrói-se então uma alça para permitir a saída das fezes e da urina pelo mesmo estoma.

 

 

O QUE É A ILEOSTOMIA ?

Essa não possui divisão ou  classificação. É um tipo de ostomia intestinal que liga o intestino delgado ao meio externo. Na Ileostomia as fezes são mais líquidas e ácidas do que as eliminadas por uma colostomia. A Ileostomia é realizada quando não há possibilidade de passagem das fezes pelo intestino grosso,

 

        oHPUBa.jpeg

 

MITOS E VERDADES

 

Hoje em dia, embora hajam muitas informações em blogs, sites e outros, muitos pacientes ficam angustiados com a situação. Então seguem alguns MITOS e VERDADES sobre as bolsas de ostomias intestinais.

 

 

MITO – é preciso usar roupas especiais

VERDADE –Não é preciso mudar o guarda roupas.  A bolsa de ostomia intestinal é fina e fica bem presa ao corpo, de modo que bem colocada, não permite que as pessoas notem por baixo da roupa.

 

 

MITO –  não precisa de higienização constante

VERDADE – a bolsa de ostomia intestinal deve ser higienizada diariamente. geralmente utilizando apenas água.

 

 

MITO – a atividade sexual fica impraticável

VERDADE –Logo após a cirurgia, é comum diminuir o interesse sexual, no entanto a medida que a libido retorne, poderá sim ter uma vida sexual normal. Conversar com o parceiro(a) sobre suas preocupações  irá ajudar a recuperar a autoconfiança e a intimidade.

 

 

MITO – não é possível praticar esportes

VERDADE –estando autorizado pelo médico a atividade física, poderá fazer parte da rotina  , bastando redobrar os cuidados com a fixação da bolsa e o seu esvaziamento. Outrossim, atenção quanto ao tipo de atividade física ou esporte que seja de contato ou musculação.

 

 

 

MITO –  deve beber pouca água

VERDADE –  deve-se tomar ao menos 2 litros de água diariamente, Sucos naturais, água de coco e chás podem ser consumidos.

 

 

MITO – não pode fazer atividades aquáticas

VERDADE – Podem sim nadar, tomar banho, entrar até em banheiras de hidromassagem. Se a bolsa possuir um filtro, basta o cobrir com as tampas fornecidas.

 

 

 

E para finalizar, Importante ressaltar como relatado inicialmente, as  ostomias intestinais em alguns casos  podem ser revertidas, voltando o paciente a evacuar pelo ânus.  Desse modo,  nada de medo, a vida continua e muitas vezes apenas com mínimas adaptações.

 

 

Texto:  Silas Marques

Texto adicional

Texto adicional

Serviços

Contact Us

If you have any emergency Doctor’s need, simply call our 24 hour emergency

Your personal case manager will ensure that you receive the best possible care.

Call Now (toll free)

+33 654 8745